Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

Publicado para | Secundário em 22 de fevereiro de 2017 14:58

Em março, foi realizada a 7ª edição do Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS). Entre os destaques, palestra do juiz Sérgio Moro, compartilhamento de boas práticas entre os observatórios sociais presentes,  e a eleição de uma nova diretoria, com vitória da chapa “Altruísmo e Cidadania” presidida por Ney da Nóbrega Ribas, também presidente do Observatório Social Campos Gerais – PR e que assumiu o Observatório Social do Brasil, sucedendo Ater Cristófoli, empresário de Campo Mourão-PR, após duas gestões (quatro anos).  “Isso significa Altruísmo e Cidadania; se queremos mudanças e resultados, temos que ter protagonismo, e não há nada que nutra mais essa semente, que o despertar de cidadania inspirado no nosso Amor pelo Brasil, que crescendo tornar-se-á o grande legado para as futuras gerações”, disse Ney Ribas.

A nova diretoria, com foco em uma gestão profissionalizada e participativa, realizou o Planejamento Estratégico, com visão de longo prazo, para 2026. Em maio foi realizado um encontro de dois dias para definir as diretrizes de atuação da equipe técnica, diretoria e conselhos na gestão 2016/2018, com um sistema de imersão e metodologia mediados voluntariamente pelo Instituto Sagres.

Ribas encarou as mudanças como um novo desafio e apostou no planejamento estratégico para alcançar os objetivos. “Nosso planejamento prevê 8 objetivos estratégicos com metas ousadas; eles pressupõe uma matriz de responsabilidades, para as quais todos os nossos Conselheiros estão sendo convocados para contribuir”. O empresário aposta na gestão compartilhada, atribuindo à descentralização o elemento para um avanço na velocidade esperada.

 

Veja outras publicações das mesmas tags:

ObservatórioSocial de Cuiabá

O OSB é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.